Trekking pela Trilha da Nascente do Rio dos Sinos

Fomos conhecer a Nascente do Rio dos Sinos, um lugar lindo, com natureza preservada em meio a muita água pura e que oferece atrações belíssimas com suas tantas cachoeiras!

Compartilhe lugares onde você se diverte!

Veja ideias e divirta-se com um playground do tamanho do mundo!

Use a hashtag #gentemagranatrilha

Atrações do Local

Resumo

O Local
Avaliação GeralExcelente
AcessibilidadeMínima
AcessoCarro + Caminhada
SegurançaSua responsabilidade

O Vídeo

Impressões

Coisas que gostaríamos de destacar a respeito da Atividade Física em si e do Local


Atividade Física

Intensidade

A trilha é longa e de terreno bastante acidentado. É recomendado fôlego para um mínimo de 1h de caminhada. Por isso consideramos de nível moderado a alto.

Pode ser considerado um “treino aeróbico” para quem está no programa A Trilha do Emagrecimento. Use as dicas do programa e acompanhe sua frequência cardíaca durante o trecho!

Dificuldade Técnica

De médio a alto, pois todo o trecho de trilha é de subida, ainda que leve na maior parte. Há pontos de “escalaminhada” (caminhar se agarrando) e outros com cordas para facilitar. Exige alguma destreza.

Tempo do Percurso

Prepare-se para um mínimo de 1h de caminhada de ida e o mesmo para volta, além de algum tempo de contemplação, descanso, lanche e o que mais estiver na programação.

Algo menor que 4h é improvável para completar toda a programação de ida, fotos em cada cascata, um banho de cascata (no mínimo), lanche e retorno.

Distância

Utilizamos o GPS de nosso relógio, que marcou 2,3km desde o estacionamento de automóveis até a Cachoeira da Nascente. Ida e volta, com mais alguns desvios, ficam 4,7km.


Sobre o Local

As Atrações

Cachoeira Perfumada

Um encanto! Com uma piscina deliciosa de água fresca e limpa!

Não fosse o objetivo ir até a nascente daria pra ficar ali mesmo!

Como o próprio nome diz, é uma Fonte!

Não dá pra tomar banho. E se você bobear, vai passar por ela e nem vai perceber!

Cachoeira da Fonte

Avaliação Geral

O lugar é único e o fato de estar muito preservado é um charme em si que só aumenta o encanto do local. A trilha é bem demarcada (terra limpa ou com faixas brancas nas árvores) e as cascatas são encantadoras. Fácil dar nota excelente para quem gosta deste tipo de programa.

Acessibilidade

Mínima: Não é um parque organizado, nem tem benfeitorias de qualquer tipo.

É a natureza apresentada de forma bruta. Não recomendaríamos para pessoas com dificuldade de locomoção de qualquer tipo.

Acesso

Auto – Busque pela Nascente do Rio dos Sinos no Google Maps e ele te deixa na boca da trilha, onde você pode estacionar.

O acesso é por estrada de chão batido e com muitas pedras (nada recomendado para carros rebaixados). Em dia de chuva, vai escorregar (tem lama).

Falando bem a verdade, o tal “estacionamento”, é um fim de rua onde você faz o retorno! Mas é seguro e tranquilo.

Caminhada – A trilha a ser percorrida é bastante marcada e limpa. Nos pontos onde a vegetação é mais densa você vai encontrar as “faixas brancas”.

Prepare-se para molhar o pé (no mínimo). Use calçado fechado com garras no solado para evitar escorregões, roupa apropriada e é recomendado algum equipamento de trekking (trekking pole, canivete).

Segurança

Evite ir sozinho!

É o tipo de lugar procurado por aventureiros. Não espere encontrar muita gente por ali. Muito cuidado no trajeto para não torcer ou quebrar um pé. É complicado e demorado tirar alguém ferido da trilha!

Não há sinal de celular próximo da nascente. Então é importante estar sempre atendo.

Você vai escutar relatos sobre cobras (e não se surpreenda se encontrar alguma)! Não esqueça que somos nós que estamos invadindo a casa delas! Se encontrar uma, não mate. Desvie e siga (ou deixe que fuja, pois ela tem tanto medo de você quanto você tem tela)!

Curtiu? Inscreva-se em nosso informativo e fique por dentro de todas as novidades de nosso blog!

Tags: ,