
Quando os encantos do lugar e a beleza das paisagens são tão exuberantes que os benefícios da atividade física chegam até a nossa alma!
Preparamos um vídeo (abaixo) com alguns momentos de nossa passagem por Bom Jardim da Serra, na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, para um final de semana com trekking, camping e passeios pela borda do Cânion do Funil na companhia do guia Sergio Lopes.
As paisagens de campos a perder de vista contrastam com o vale de mais de 100m de profundidade num visual de encher os olhos pra onde quer que se olhe!
Uma atividade que pode incluir toda a família com opções para quem tem mais ou menos preparo físico!
Nossas dicas
1- Planeje sua Alimentação
Não vai haver um mercadinho a menos de algumas horas de caminhada, então é crucial fazer um bom plano de quantas refeições e o quanto deve ser carregado para todo o período de estadia.

Você terá de carregar toda a comida na mochila durante todo o trajeto!
Comida pesa na bagagem e deve-se evitar toda carga desnecessária nas costas.
Não é por estar fora de casa que você vai deixar de se cuidar e se alimentar corretamente. Os alimentos da lista de compras do Gente Magra são nosso ponto de partida.


Marmitas são uma ótima escolha para a ocasião.
Confira a publicação com as Marmitas Gente Magra para ter uma ideia de como preparar uma refeição que alimenta, é saudável e não prejudica seu emagrecimento!
Outra opção bacana são as saladas de pote que você pode conferir na publicação Aprenda a fazer salada de pote para a semana!

Prefira alimentos que não liberam toda a energia de uma só vez no seu organismo!
Os alunos do Gente Magra aprendem a administrar os alimentos com índice glicêmico adequado para a atividade e as combinações para liberar essa energia aos poucos, prolongando o tempo de atividade.
E não esqueça que você estará se exercitando!
Para cada hora de atividade você precisa acrescentar de 25 a 30gr de carboidratos como fonte de energia, além de alguma proteína que auxilie na regeneração muscular.
2- Cuide de sua hidratação
Água pesa, mas é fundamental em atividades de longa duração!

Precisamos ressaltar a importância da hidratação para manter o organismo regulado e saudável, especialmente quem adota um estilo de vida low carb.
Fora isso, não deve-se confiar puramente na sensação de sede, especialmente durante uma atividade física. O organismo vai estar atarefado gerando energia para manter a atividade física e pode-se perder até 2 litros de água antes de sentir sede! Não descuide!
Consuma água! Isotônico para repor minerais é uma boa escolha. Evite bebidas esportivas cheias de açúcar e estimulantes.
3- Contrate um guia
Muitos desses lugares são abertos e podem ser visitados para admirar a vista, mas quando você pensar em longas caminhadas por um terreno desconhecido recomendamos fortemente a contratação de um guia.
Nosso guia era o Sergio Lopes, da Na Trilha dos Cânions. Foi ele que reuniu o grupo e organizou a empreitada.

Lugares com paisagens muito amplas, ou em mata fechada, ficam muito iguais pra todos os lados!
Com isso surge o risco de se perder e alguém com conhecimento do terreno é ideal neste momento.
Sem falar que os guias são treinados em primeiros socorros e isso é sempre importante para um eventual acidente.
4- Peça dicas do que levar e vestir
A amplitude térmica em lugares assim é bastante grande. O dia pode ser agradável e ensolarado, mas a noite pode ser muito frio em campo aberto!
E o vento torna tudo um pouco mais severo! A sensação térmica fica muito diferente da temperatura absoluta do termômetro.
O guia sempre conhece bem o lugar, mas você também pode consultar amigos e até pesquisar na internet quem já visitou aquele local.
Leve e use roupas pensando em todas estas ocasiões e situações. Aumenta o peso e o volume na mochila, por isso não dá pra exagerar.

5- Anteveja o acampamento a noite!

Acampar em locais sem estrutura exige uma preparação mais cautelosa, pois você vai estar longe de todas as conveniências que tem em casa!
Precisa lembrar que não vai encontrar chuveiro com água quente no meio da mata, um banheiro equipado, tomadas para carregar celular, um caminho iluminado com lâmpadas…
A barraca vai ser sua “casa” por ao menos uma noite. Dormir no chão com colchonete ou em um saco de dormir não é exatamente igual ao seu colchão… Pense no conforto térmico e ergonômico para um bom descanso.
6- Registre e viva o momento!
Leve um bom equipamento para fotografias e filmagem. Os celulares mais modernos oferecem boa qualidade para registrar memórias do momento.
Mas não esqueça de vivenciar a experiência!
Sinta o local e viva o momento!
Coloque os equipamentos de lado por alguns instantes e seja parte da paisagem.

O silêncio, o ar, o sol, o visual e tudo mais oferecem uma excelente oportunidade para você preencher sua alma e seu espírito com toda a exuberância da natureza!
Aquela que sempre fizemos parte, mas esquecemos em meio ao turbilhão de pensamentos que ocupam nossa mente e roubam nossa atenção!
Confira o vídeo com os principais momentos do passeio e algumas das paisagens incríveis do local!
Quer saber como usar todas essas dicas para sua saúde e bem estar?
Contrate nosso Programa de Emagrecimento com assessoria e aprenda como colocar em prática tudo isso para sua saúde e bem estar!
Treinamento focado no emagrecimento e atrelado à alimentação
Com um treinamento bem elaborado, planejado com o foco no longo prazo, respeitando as características, as limitações e as potencialidades do indivíduo, e com os estímulos corretos, não tem como não dar certo.
E atrelando tudo isso à uma alimentação saudável, CURSO A TRILHA (low carb) do Gente Magra, com certeza o emagrecimento irá acontecer.
A primeira coisa a fazer para quem quer perder gordura é cuidar da alimentação. Em conjunto com a nutricionista!
Sabe-se que o exercício não é fator primordial para perda de peso. Há a necessidade de um déficit calórico, cuja magnitude é facilmente controlada pela dieta. Contudo, o exercício exerce um papel crítico na perda e manutenção do peso corporal.
E, para que o conjunto dieta e exercícios funcionem para o emagrecimento precisa que o balanço energético seja negativo, ou seja, que o organismo gaste mais energia do que consuma.
E, nesse caso, o exercício físico entra como fator importante, pois o indivíduo consegue manter a massa muscular enquanto perde massa gorda.
Mas, como toda e qualquer prática, o treinamento focado no emagrecimento requer cuidados durante o processo para que não haja riscos de lesões nem desequilíbrio metabólico.