
A prática de exercícios é fundamental para manter o metabolismo em dia e o sistema imunológico tão em forma quanto o próprio corpo! Entretanto, em tempos de corona vírus alguns cuidados são importantes.
Posso correr ao ar livre e ao mesmo tempo melhorar minha imunidade?
Claro que sim!
No momento atual, o ideal, segundo os infectologistas é que as pessoas se exercitem em casa ou que façam atividades físicas ao ar livre, sozinhas, e mantendo pelo menos dois metros de distância das outras pessoas, como sugere o médico Luis Fernando Correia, colunista do Papo com o Doc, do EU Atleta.
Treinos para fazer em casa?
Se você quer manter um ritmo de treinamentos e não quer parar de se exercitar, o melhor é investir em treinos que podem ser realizados em casa.
A mentora do Programa Gente Magra e educadora física Andreia Henssler, pode montar um programa de treinamento para quem prefere se exercitar em casa, com ou sem equipamentos de ginástica!
A melhor coisa a fazer é evitar o pânico. Adote medidas de higiene e alimentares para reforço do sistema imunológico. Uma medida que vale não somente contra o coronavírus, mas para todo tipo de doença!
DICAS DE HIGIENE
– Mantenha os ambientes arejados;
– Evite tocar nas mucosas: boca, olhos e nariz;
– Lave as mãos após Espirrar e Tossir, por 20 segundos.
– Evite Multidões;
O Programa Gente Magra aplica um conceito de 3 pilares para que você tenha uma vida mais saudável com alimentação, prática de exercícios, e repouso, com orientações para qualidade de sono e modulação do estresse.
AUMENTE SUA IMUNIDADE!
- Reduza o estresse;
- Melhore seus hábitos de sono;
- Verifique seu nível de vitamina D;
- Evite o consumo excessivo de álcool;
- Faça uma dieta equilibrada
- Pratique exercícios ;
EXERCÍCIOS AO AR LIVRE?
SIM!

A recomendação é que a população evite aglomerações, mas nada impede que você saia para se exercitar em ambientes adequados.
Uma academia pode facilitar a contaminação por conta do ambiente fechado e uso de aparelhos compartilhados. Deve ser evitada em qualquer caso.
Alexandre Naime Barbosa, infectologista e chefe do departamento de infectologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), diz quea população pode fazer exercícios em locais abertos, tomados os devidos cuidados.
“O importante é o distanciamento social”.
Ele recomenda que se mantenha um mínimo de dois metros de distância das outras pessoas, para não se expor a gotículas contaminadas.

Não se esqueça também de evitar o contato na hora de cumprimentar um conhecido. Esportes como basquete ou futebol não são recomendados.
Evite objetos compartilhados, como: bebedouros, tapetes e aparelhos de ginástica e barras de alongamento. “Leve sua garrafinha d’água e um álcool gel, para garantir. O melhor é evitar tocar nesses locais em comum.”
A qualquer sinal de febre, dor de garganta, mal-estar, tosse ou espirro, fique em casa! O mesmo vale para idosos e para quem estiver no grupo de risco (hipertensos, fumantes, asmáticos e quem tem diabetes).
Segundo o microbiologista, ao treinar ao ar livre, o indivíduo também pode aumentar o risco de contaminação se encontrar e cumprimentar amigos, encostar em objetos, ou colocar a mão suja no rosto. São atitudes que propagam a contaminação e precisam ser evitadas.
“Procure locais abertos com pouca circulação de pessoas. Reduzindo a circulação de pessoas, reduzimos também a velocidade de circulação do vírus. Temos que pensar em todo mundo.”
TREINOS PARA FAZER EM CASA
Se você gosta muito de praticar atividade física e não quer parar de se exercitar, o melhor é investir em treinos que podem ser realizados em casa.
Confira em nosso blog os treinos já publicados com exercícios somente com o peso do corpo, que você pode incluir em sua rotina desde já. Estes treinos aceleram a perda de peso e ajudam a definir o corpo.
Quer montar um plano de treinamento especial para você?
Independente do seu objetivo, o Gente Magra pode auxiliar na conquista de suas metas. Contrate agora mesmo a planilha de treinamento preparada pela mentora do Programa Andreia Henssler e conquiste seus objetivos!