

https://gentemagra.com.br/?v=19d3326f3137
whats 51 995661579 Andreia Henssler
A essa altura você já deve estar careca de saber que PRATICAR UMA ATIVIDADE regularmente é essencial para MANTER A BOA FORMA e a saúde em dia. Mas saber é uma coisa, realmente criar o HABITO DA PRATICA ESPORTIVA é outra.
Você pode até começar, se matricular na academia, comprar tênis e shorts e começar a correr no parque. Faz isso, uma, duas vezes… Aí fica com o corpo dolorido (claro), o tempo vira, o trabalho atrapalha… E você desiste. Claro que a autoestima vai lá pra baixo, mas não se desespere. Você não está sozinho. A maioria das pessoas segue um roteiro parecido. Mas afinal, como tornar a atividade física um hábito prazeroso que vai fazer parte da sua vida pra sempre?
Existem formas de aumentar a probabilidade de você criar o hábito do esporte, evou compartilhar algumas.
Tente aplicá-las e depois conta pra gente quais foram os resultados!

- Mantenha a rotina: ter dias e horários fixos para se exercitar é essencial, não só pros resultados aparecerem mais rápido como para que a atividade física se torne um hábito.
- Malhar junto é mais legal: “convoque” um amigo, o esposo (a) ou namorado (a), junte a turma do prédio, do trabalho, da faculdade… Se exercitar em grupo é mais divertido e dá mais motivação pra continuar.
- Estabeleça metas: essa é a primeira e mais importante atitude para que a atividade física se transforme num hábito. O truque é não criar uma meta ideal e inatingível, e sim pequenas metas “fragmentadas”. Por exemplo, você quer perder 20 kg em cinco meses? Então divida essa grande meta em várias pequenas metas semanais. 20 kg em quatro meses são 5 kg por mês, 1,2 kg por semana. Vá batendo essa meta semana após semana, e a motivação te fará atingir o objetivo final.
- Mexa-se não só na hora da academia: a atividade física pode fazer parte de sua rotina além dos horários estabelecidos. Trocar o elevador pela escada, o carro pela bicicleta ou uma caminhada a pé, levar o cachorro pra passear, cuidar do jardim, lavar o carro, fazer faxina… Tudo isso também é exercício!
- Curta o prazer de se exercitar: Sim, no começo vai doer. Você vai suar, ficar sem fôlego. Mas pode perceber: conforme o tempo passa, você vai se sentir melhor. Mais disposto, mais alegre, mais confiante. Esse é o grande poder da atividade física! Ela ativa a dopamina, chamada de “molécula da motivação”. Falta de disposição, cansaço, apatia, são todos sintomas da falta de dopamina no cérebro, e os exercícios comprovadamente aumentam o nível de dopamina e outras moléculas neurotransmissoras que aumentam o bem-estar, como a serotonina e a noradrenalina. Perceber esse maior bem-estar e disposição e aproveitá-lo para ter mais qualidade de vida é um estímulo e tanto para continuar se exercitando. Você vai dormir melhor, acordar mais bem disposto, ficar mais focado no trabalho… Até o desejo sexual vai aumentar.
