Água Exercício/low carb

Com Grasiela Braun – nutricionista e Andréia Henssler – Preparadora Física

ÁGUA E LOW CARB

Grasila Braun

Água é importante sempre, mas na Low carb ela é fundamental. Não tomar água suficiente pode piorar sintomas como dor de cabeça, cãibras e constipação. Cada grama de glicogênio se liga a 3 ou 4 g de água. O glicogênio é a forma com que o corpo armazena a glicose. Ao consumir menos carboidrato, o glicogênio será a próxima fonte de energia a ser utilizada, usando o glicogênio, lá se vão também as gramas de água que se ligam nele. Seu corpo tende a desidratar com mais facilidade. Por isso, reforço redobrado na hidratação. Eu levo minha garrafa de água sempre junto, seja na academia, nas trilhas ou para o consultório. Tomar pequenos goles ao longo do dia é a forma correta de hidratação, não adianta tomar tudo de uma vez só. E você? Também leva a garrafinha de água sempre junto?

Quem faz atividade física intensa precisa ter ainda mais preocupação com a água que consome!

ÁGUA DURANTE O SEU TREINO

Andreia Henssler- Preparadora física

A regra geral é que você deve repor uma quantidade de líquido igual ou próxima ao que perdeu. Preste atenção na sua sudorese.
Procure beber cerca de 180 ml a 300 ml de água a cada 15 ou 20 minutos quando fizer atividades de alta intensidade ou com duração acima de uma hora.
Durante os exercícios, nosso organismo contrai a musculatura para executar os movimentos. Para realizar o processo de contração o corpo precisa de energia (calorias), sendo que 25% dessa energia é usada e 75% da energia é dissipada em forma calor. Esse calor produzido pelos músculos é levado até a pele e lá é “eliminado” por meio da evaporação do suor. (Sharket Brian J. Arimed 1998.Condicionamento Físico e Saúde ).

QUER SABE mais sobre água? Indicamos esse curta com Zac Efron.

O ponto de atenção surgiu assistindo ao episódio dedicado ao sistema de tratamento de água de Paris, na França, da série Curta Essa com Zac Efron, na Netflix.

A aula com um sommelier de águas do episódio


O que é água boa?

Um resumo dos destaques do sommelier:

  1. Água boa para nosso organismo contém sólidos totais diluídos (sais minerais como cálcio, zinco, magnésio, ferro, que ela colhe de onde passa. Assim é a água na natureza.
  2. Evite água purificada a maior parte dos sais minerais benéficos ao nosso corpo foram retirados durante o processo de “purificação”.
  3. Água reage com tudo! Se for purificada a ponto de não ter minerais sobrando nela, ela vai roubar minerais do seu corpo! O ideal é que tenha minerais em seu conteúdo e forneça este minerais ao seu organismo!
  4. Prefira água mineral, ou natural – não compre água purificada, pois possivelmente você está comprando água de torneira.
  5. Evite o cloro na água de beber – ele é agressivo para o organismo no longo prazo, assim como para os germes e bactérias que elimina na água…

Água é alimento! Prefira qualidade

Leia nosso artigo sobre o papel da Hidratação no processo de emagrecimento

A hidratação exerce um papel fundamental não só no processo de emagrecimento em si, mas para o bem estar e saúde em geral, o que contribui para qualidade de vida no longo prazo.

Em nosso curso você não só aprende sobre sua importância, mas também recebe orientações para torná-la mais alcalina com nossas dicas e receitas.

Além disso, ao iniciar sua prática faremos sua ficha de avaliação individual, que contém uma indicação de quantidade de acordo com o seu perfil, seguindo diretrizes da OMS.

Treinamento focado no emagrecimento e atrelado à alimentação

Com um treinamento bem elaborado, planejado com o foco no longo prazo, respeitando as características, as limitações e as potencialidades do indivíduo, e com os estímulos corretos, não tem como não dar certo.

E atrelando tudo isso à uma alimentação saudável, CURSO A TRILHA (low carb) do Gente Magra, com certeza o emagrecimento irá acontecer.

A primeira coisa a fazer para quem quer perder gordura é cuidar da alimentação. Em conjunto com a nutricionista!

Sabe-se que o exercício não é fator primordial para perda de peso. Há a necessidade de um déficit calórico, cuja magnitude é facilmente controlada pela dieta. Contudo, o exercício exerce um papel crítico na perda e manutenção do peso corporal.

E, para que o conjunto dieta e exercícios funcionem para o emagrecimento precisa que o balanço energético seja negativo, ou seja, que o organismo gaste mais energia do que consuma.

E, nesse caso, o exercício físico entra como fator importante, pois o indivíduo consegue manter a massa muscular enquanto perde massa gorda.

Mas, como toda e qualquer prática, o treinamento focado no emagrecimento requer cuidados durante o processo para que não haja riscos de lesões nem desequilíbrio metabólico.

Curtiu? Inscreva-se em nosso informativo e fique por dentro de todas as novidades de nosso blog!

Tags: , ,