Este artigo sobre os benefícios de se seguir uma dieta cetogênica (e situações que podem ser beneficiar da restrição de carboidratos), por Carolina Bertolucci e Andreia Henssler.

Benefício cetogenia — Perda De Peso e Emagrecimento
Um dos grandes superpoderes da dieta cetogênica é que ela é altamente efetiva para a PERDA DE PESO RÁPIDA — especialmente para pessoas que têm bastante peso a perder.
Quando as comparamos com dietas low-fat, dezenas de estudos mostram que uma DIETA VERY LOW CARB pode ajudar pessoas acima do peso a: emagrecer, manter massa muscular, e melhorar diversos dos fatores de risco para diabetes e doença cardíaca.
Dentre esses fatores, podemos incluir a diminuição, triglicerídeos, e abaixa glicemia constantemente elevada.
Simplesmente não há como negar que uma dieta low-carb pode ser um tratamento eficaz contra a obesidade.
Muitas pessoas acreditam que as dietas low-carb funcionam para EMAGRECER porque diminuem os níveis de insulina no corpo.
Mas uma outra razão pela qual a low-carb ajuda a emagrecer é porque ela é uma dieta que fornece ALTA SACIEDADE segundo o @gentemagra.
Somando esses dois efeitos (menores níveis de insulina e menor ingestão calórica), temos o segredo perfeito para perde peso.
O Gente magra sabe alguns que alguns erros comuns possam impedir o emagrecimento de acontecer.
Muitas pessoas tendem a exagerar no consumo de alimentos bem palatáveis — como as sobremesas low carb, oleaginosas, e os queijos.
E, nesses casos, a perda de peso pode parar de acontecer devido a um grande número de caloria excedentes ingeridas.
A questão é a seguinte: se você comer mais calorias do que seu corpo é capaz de consumir, mesmo numa dieta low-carb, você não vai perder peso.
Isto é: se você está usando a dieta cetogênica para emagrecer, isso não significa que você pode consumir creme de leite com eritritol ou stevia em quantidades infinitas.
Opte por basear NA SUA LOW CARB em proteínas completas, vegetais de baixo amido, e gorduras saudáveis.
E não desanime: lembre-se que a velocidade da perda de peso tende a diminuir ao longo do tempo.
Mas você é plenamente capaz de atingir o que se decidir a fazer — desde sair do sobrepeso e obesidade até eliminar os últimos pneuzinhos teimosos.
Resumindo: a dieta cetogênica é uma ferramenta poderosa para tratar sobrepeso e obesidade — e ainda melhorar sua saúde no processo.
Mas você deve comer alimentos nutritivos como PROTEÍNAS gorduras boas, e vegetais pobres em amido. (LISTA QUE O GENTE MAGRA DISPONIBILIZA NO SEU PROGRAMA)
CONTRATE AGORA seu melhor programa custo beneficio só escolher.
Treinamento focado no emagrecimento e atrelado à alimentação
Com um treinamento bem elaborado, planejado com o foco no longo prazo, respeitando as características, as limitações e as potencialidades do indivíduo, e com os estímulos corretos, não tem como não dar certo.
E atrelando tudo isso à uma alimentação saudável, CURSO A TRILHA (low carb) do Gente Magra, com certeza o emagrecimento irá acontecer.
A primeira coisa a fazer para quem quer perder gordura é cuidar da alimentação. Em conjunto com a nutricionista!
Sabe-se que o exercício não é fator primordial para perda de peso. Há a necessidade de um déficit calórico, cuja magnitude é facilmente controlada pela dieta. Contudo, o exercício exerce um papel crítico na perda e manutenção do peso corporal.
E, para que o conjunto dieta e exercícios funcionem para o emagrecimento precisa que o balanço energético seja negativo, ou seja, que o organismo gaste mais energia do que consuma.
E, nesse caso, o exercício físico entra como fator importante, pois o indivíduo consegue manter a massa muscular enquanto perde massa gorda.
Mas, como toda e qualquer prática, o treinamento focado no emagrecimento requer cuidados durante o processo para que não haja riscos de lesões nem desequilíbrio metabólico.
Dieta Cetogênica — Tratamento De Condições Neurológicas
Lembrando que uma dieta cetogênica é uma DIETA BEM LOW CARB, isto é: bem baixa em carboidratos.
existem nutricionistas que se especializam cetogenia e trabalham com pacientes que sofrem com convulsões (principalmente crianças).
Outras condições neurológicas que respondem bem à dieta cetogênica são:
- mal de Parkinson,
- mal de Alzheimer,
- ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica),
- derrames, e
- demência.
Sendo que o mal de Alzheimer tem sido chamado por alguns pesquisadores de diabetes do tipo 3 .
Um dos livros que explica o papel desse tipo de alimentação no tratamento de doenças neurológicas é “A Dieta Da Mente”, do Dr. David Perlmutter (um prestigiado neurologista), leitura guia do programa GENTEMAGRA.
Super recomendo a leitura de 2 livros do Dr. David Perlmuter A DIETA DA MENTE E AMIGOS DA MENTE.


Dr. Perlmutter é reconhecido por ter bastante sucesso ao aplicar estratégias low-carb, Sem grãos e cetogênicas no tratamento de milhares de pacientes com doenças neurológicas.
No entanto, é importante lembrar o seguinte.
As dietas bem baixas em carboidratos podem sim ajudar o tratamento nesses casos.
Porém, ainda não está comprovado se essa estratégia é necessária para prevenir as condições neurológicas.
Resumindo: ALIMENTAÇÃO COM BAIXO CARBOIDRATOS (especialmente dietas cetogênicas) podem ajudar a tratar condições neurológicas.
