
O DILEMA DAS FRUTAS vs. SUCO
Todos sabemos que as frutas são fontes de vitaminas, anti oxidantes e minerais, contribuem para fortalecer o sistema imunológico, têm ação específica na prevenção e controle de algumas doenças, ajudam na redução dos níveis de gordura do sangue, além de facilitar o desempenho de todo o sistema digestivo, pela presença das fibras.

Existe uma diferença bem grande entre comer a fruta e tomar o suco de fruta, mesmo natural.
O suco de fruta não contém as fibras da fruta que é também parte benéfica do alimento. Ao espremer ou processar a fruta, removendo o bagaço e as fibras, estamos produzindo um liquido rico em frutose, um carboidrato (açúcar da fruta) que não é glicose. A glicose na corrente sanguínea é transformada facilmente em energia quando de boa origem e em momentos adequados, não sobrecarregando as funções do fígado.
Sim, repetindo, suco de fruta contém vitaminas, minerais e antioxidantes… mas ele não tem fibra e é carregado com FRUTOSE. Na verdade, ali faltam diversas substâncias que fazem com que apenas o consumo da fruta inteira seja absolutamente saudável. Vamos tomar como exemplo o suco de laranja, que contém vitamina C e é uma fonte de ácido fólico, potássio e vitamina B1, além de conter antioxidantes.

Mas caloria por caloria (ou gramas de açúcar por grama de açúcar), é nutricionalmente pobre em comparação a laranjas inteiras e outros alimentos de origem vegetal como legumes por exemplo. O principal problema é que, novamente lembrando, suco de frutas não contém fibras e contém um teor muito alto de frutose.
A frutose necessita de um trabalho hepático intenso para ser metabolizada. Na realidade não consegue ser aproveitada por nenhuma célula do corpo, sendo assim tem 100% de seu destino o fígado. A frutose quando em grande quantidade, causa tanto trabalho ao fígado quanto o álcool etílico de bebidas alcoólicas, só que não causa embriaguez.

A frutose está vinculada dentro de estruturas fibrosas que quebram lentamente durante a digestão. Por estas razões, essa frutose é enviada lentamente para o fígado, ou seja, vai chegando a ele em pequenas quantidades. O fígado pode facilmente metabolizar essas pequenas quantidades sem ser sobrecarregado.
E mais se você beber um copo grande de suco de frutas, é o equivalente a consumir vários pedaços de frutas em um período muito curto de tempo, sem toda aquela fibra.
A grande quantidade de açúcar é absorvida e enviada para o fígado muito rapidamente, assim como quando você bebe uma bebida açucarada. O fígado é o único órgão que pode metabolizar a frutose em quantidades significativas.
Quando o fígado recebe mais frutose do que ele pode manipular, ela é transformada em gordura. Algumas das gorduras podem alojar-se no próprio fígado e contribuem para o acúmulo de gordura e resistência à insulina.
Lembre-se o álcool é proveniente do açúcar da cana, ou de processos com outros diferentes alimentos e isso não é mera coincidência. Então, o consumo excessivo de sucos de frutas, mesmo naturais, pode sobrecarregar o fígado e causar obesidade, diabetes, hipertensão e doenças hepáticas como a cirrose e esteatose hepática.
MAS SE VOCÊ OPTAR POR SUCOS AÍ VAI
RECEITAS
INGREDIENTES Suco de Berinjela com Limão
- 1 berinjela média ou grande
- 1 limão
- 200 ml de água gelada
MODO DE PREPARO
- Primeiro, você irá precisar deixar a berinjela de molho na água gelada por cerca de meia hora(faça isso com apenas 100 ml da água que separou)
- Depois, esprema o suco de um limão inteiro no restante de água
- Adicione o suco de limão à berinjela (beba em seguida)
INGREDIENTES couve limão pepino
- 1/2 folha de couve
- 1 pepino
- 1 limão
- 1/2 maçã
- Uma pitada de gengibre ralado
- Algumas folhas de hortelã
O melhor para a saúde é comer a fruta inteira, de preferência de origem orgânica, o que garante as que propriedades nutricionais serão incorporadas pelo organismo. Sucos de hortaliças são sempre preferíveis ou sucos naturais de frutas sem peneirar, ou seja contento todo o bagaço (fibras) da fruta.
Queremos que mais gente se cuide!
Contrate agora mesmo o melhor programa de emagrecimento e aprenda sobre as armadilhas que sabotam seu emagrecimento!
Treinamento focado no emagrecimento e atrelado à alimentação
Com um treinamento bem elaborado, planejado com o foco no longo prazo, respeitando as características, as limitações e as potencialidades do indivíduo, e com os estímulos corretos, não tem como não dar certo.
E atrelando tudo isso à uma alimentação saudável, CURSO A TRILHA (low carb) do Gente Magra, com certeza o emagrecimento irá acontecer.
A primeira coisa a fazer para quem quer perder gordura é cuidar da alimentação. Em conjunto com a nutricionista!
Sabe-se que o exercício não é fator primordial para perda de peso. Há a necessidade de um déficit calórico, cuja magnitude é facilmente controlada pela dieta. Contudo, o exercício exerce um papel crítico na perda e manutenção do peso corporal.
E, para que o conjunto dieta e exercícios funcionem para o emagrecimento precisa que o balanço energético seja negativo, ou seja, que o organismo gaste mais energia do que consuma.
E, nesse caso, o exercício físico entra como fator importante, pois o indivíduo consegue manter a massa muscular enquanto perde massa gorda.
Mas, como toda e qualquer prática, o treinamento focado no emagrecimento requer cuidados durante o processo para que não haja riscos de lesões nem desequilíbrio metabólico.
E quanto aos sucos de caixinha??? Pior, muito pior!
Conforme estudo publicado no “The Lancet”, os sucos estudados apresentaram quantidades muito maiores em açúcar real do que o divulgado.
Já as pequenas quantidades de vitaminas e antioxidantes no suco não compensam a grande quantidade de açúcar que ele leva. É uma balança que sempre penderá para o lado negativo.
“Ah mas não posso beber mais nada?” Ué, alguém aqui está obrigado-o a fazer qualquer coisa? Faça bom uso do que lhe convir, busque encontrar o seu ponto de equilíbrio e viva, sendo responsável por suas escolhas! E para que não esqueçamos: quem tem fome come fruta, quem tem sede toma água, simples!
Dr Victor Sorrentino